sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Sala de aula

Vida de professora

Ser professora não é fácil, porém se conseguirmos gerenciar o nosso tempo de forma assertiva, conseguiremos equilibrar bem todas as demandas desta profissão.


Buscando soluções para essa problemática, encontrei um artigo muito interessante escrito por André Cruz. Confiram!

Essa aula é uma das mais importantes para mim já que iremos tratar de priorização.
A maior parte das pessoas falha na gestão do tempo por não saber corretamente como priorizar suas tarefas. Elas, em sua maioria, priorizam suas tarefas de acordo com as prioridades externas (chefes, clientes, amigos e afins) ao invés de priorizar internamente.
O primeiro modelo de priorização que mostrarei é o modelo de Stephen Covey. Aprendi sobre o mesmo ao ler o livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”. O método de Covey é dividido em quatro níveis de urgências:
  • Não Urgentes & Não Importantes – neste quadrante colocamos as tarefas que, como o próprio nome já diz, não são nem urgentes nem importantes. São tarefas como ver televisão, jogar vídeo game, ir à praia etc. Geralmente estão ligadas ao lazer e pouco agregam ao nosso dia-a-dia;
  • Urgente & Não importantes – neste quadrante colocamos as tarefas que são urgentes para o mundo exterior e não são importantes para você. Aqui entra o relatório que seu chefe deixou para o último dia para te pedir, ou aquele cliente que só lembrou que precisava de seu serviço à véspera do mesmo. Essas tarefas estão relacionadas às coisas que as outras pessoas se esquecerem de solicitar em tempo hábil e agora você precisa resolver a questão;
  • Urgentes & Importantes – neste quadrante colocamos tudo aquilo que um dia foi apenas importante e, por não termos feito no prazo, tornou-se urgente. As tarefas que estão neste tem sua origem em nossa procrastinação e, até mesmo, em nosso desleixo. Se você acredita estar resolvendo urgências durante todo seu dia, tenha certeza que o maior culpado disso é você mesmo;
  • Não Urgentes & Importantes – aqui estão as tarefas mais poderosas. É nesta parte que a maioria das pessoas produtivas e eficazes trabalha. Quando trabalhamos neste quadrante sabemos que estamos focando nosso esforço em algo que realmente faz a diferença e que irá evitar que urgências aconteçam no futuro. Aqui somos proativos e estamos sempre no domínio da situação.
O segundo modelo de priorização que demonstrarei é o do Christian Barbosa. Ele demonstra este modelo em seu livro “A Tríade do Tempo”, além de ser a base de funcionando do sistema NeoTriad de gerenciamento do tempo. Seu modelo, para mim, é uma simplificação do modelo do Stephen Covey. Abaixo seguem suas características:
  • Circunstancias – são todas as tarefas que não acrescentam em nada à sua vida e/ou não estão ligadas às suas prioridades. Aqui entra aquela festa do sobrinho do tio de terceiro grau e também o relatório para outra área que você só o faz por ser a única pessoa a ter acesso à informação. Ao invés de pensar em como dar acesso à informação para os outros, prefere ficar sendo interrompido pela mesma tarefa burocrática de tempos em tempos;
  • Urgentes – como o nome mesmo já diz, aqui entra tudo aquilo que precisa ser feito de forma imediata. Assim como no modelo anterior as urgências tendem a ser o resultado de nossa procrastinação, desleixo e falta de visão de longo prazo;
  • Importantes – mais uma vez aqui temos a área mais poderosa de todas. Da mesma forma como Covey recomenda, é aqui que as tarefas que irão efetivamente fazer a diferença em nossa vida, em nosso trabalho, em nossa família e em todas as demais áreas de nossa vida devem estar concentradas.
Após explicar sobre os modelos de priorização a principal dúvida que aparece na cabeça dos alunos é: “Como faço para definir se uma coisa é realmente importante?”.
Para responder a esta pergunta, criei quatro perguntas que devem ser feitas para cada uma de suas tarefas. Se você não responder sim a pelo menos uma dessas perguntas, tenha certeza de que ela não é importante. Por outro lado, quanto mais “sins” você receber, mais importante ela será.
Vamos às perguntas:
1)     Está ligada a uma visão de longo prazo?
2)     Evita que coisas urgentes aconteçam?
3)     Está alinhada com meu papel de atuação?
4)     Está alinhada com meus sonhos pessoais?
Assim como coletar e processar suas tarefas são itens importantes para você ser uma pessoa produtiva, saber priorizar bem suas tarefas é indispensável para uma pessoa verdadeiramente eficaz.



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