sábado, 10 de janeiro de 2015

O dia de Iva - Decoração & Organização

Como ensinar as crianças a serem organizadas? 

Oi amores, hoje estou pesquisando estratégias para ensinar organização ao meu filho e alunos. Como é difícil gerenciar os vários tempos, sejam eles pessoais ou pedagógicos, seja em casa, ou em sala de aula! Precisamos mostrar a importância da organização e do saber organizar-se, para que eles possam obter êxito em suas atividades e objetivos. Lendo sobre este assunto encontrei este artigo motivador, escrito por Thais Godinho. Confiram!
Organização é algo que podemos ensinar às crianças, assim como ensinamos a ter respeito pelas outras pessoas, a amar os animais, a cuidar dos seus brinquedos etc. Não é difícil – basta fazer parte da sua rotina. Veja algumas dicas para ajudá-las nesse assunto:

1. Envolva a criança na organização

Toda vez que estiver organizando, arrumando ou limpando a casa, envolva a criança no processo. Explique o que está fazendo e peça ajuda. Isso pode ser feito com crianças em qualquer idade. Meu filho de dois anos me ajuda a pendurar a roupa, por exemplo. Basta tornar a tarefa divertida.
O importante de envolver a criança no processo de organização é tornar aquilo muito natural para ela, parte do seu dia-a-dia. Se não for assim, não adianta brigarmos com ela quando ela se tornar adolescente, porque nunca arruma nada. Precisa fazer parte da rotina e, importante: meninos e meninas. Vamos tirar desde cedo o estigma machista de que só a mulher arruma a casa. Mães de meninos: envolvam-os na organização. Leia mais!

23 comentários:

  1. nossa prof IVA agora é só mostrar pras nossas mães
    kkkkkk
    ASS: Maria e Nicolly

    ResponderExcluir
  2. Nossa que interessante gostei muito.

    ASS:Maria . E

    ResponderExcluir
  3. Professora Iva,eu achei muito interessante,eu nunca pensei que a tarefa de casa pode ser divertida,achei que pode ajudar todas as mães que tem filho pequeno que incentiva ele a ser organizado.E quando junta todo mundo e legal dividir a tarefa para não pesar para todo mundo...

    Assinatura:Andressa Alegre Gustavo de Lima

    ResponderExcluir
  4. Eu achei isto muito interessante porque pode ensinar para estas mães que tem alguns probleminhas com os filhos para limpar a casa, oq eu mais gosto de fazer é lavar o banheiro, etc meu tempo esta acabando não da pra mim acabar de escrever tudo oque eu tinha escrevido naquela hora vou mostrar para os meu familiares e mais, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Nossa professor IVA adorei as dicas,porque deis de pequena minha mãe aplica essas atividades em mim, agora sempre quando estou nas horas vagas ajudo ela. Não sabia q podia ajudar todas as mãe q tem filhos pequenos... bom saber que a organização juda bastante. LARISSA

    ResponderExcluir
  6. ótimo ai os pais educam os filhos adequadamente. Heitor Os filhos realmente precisam de uma rotina e de recompensas mas tem umas vezes que mesmo fazendo as crianças se organizarem desde os dois anos as vezes elas apresentam uma certa resistência em relação a fazer tudo que se pede, e dar uma recompensa pelos afazeres da um mau costume. Heitor


    ResponderExcluir
  7. professora IVA achei essa postagem muito interessante porque ensina as crianças desde pequenas a ser organizados.


    ASS. geovana vitoria

    ResponderExcluir
  8. Professora gostei muito das suas ideias obrigado,Vai me ajudo muito.E eu ajudo minha mãe lavando a louça e arrumar meu quarto.Camila de Domênico Ferreira de Morais 7 ano a.

    ResponderExcluir
  9. achei legal por que ensina a fazer as crianças fazer as coisas sem nenhum problema tipo são coisasfacil de fazer,i meio que vivo um dessas experiencias por que so ganho as coisas qundo ajudo em casa i tal ! Ass; Ana Beatriz C.R

    ResponderExcluir
  10. Eu achei isto muito interessante porque pode ensinar para estas mães que tem alguns probleminhas com os filhos para limpar a casa, oque eu mais gosto de fazer é lavar o banheiro e lavar os meus cachorros pit bull e a minha pinscher vou mostrar para os meu familiares e mais, beijos.
    ARIANE HELENA SILVEIRA LIMA Nº05 7º ano A

    ResponderExcluir
  11. Professora Iva achei super interessante achava que era chato fazer tarefa de casa
    mais é ate divertido

    Ass:Luiz Henrique

    ResponderExcluir
  12. gostei muito dessas dicas, porque minha mãe aplica essas atividades em mim des de pequena e e legal saber que podemos incentivar os filhos a serem organizados des de pequenos. Raissa

    ResponderExcluir
  13. Gostei,essa dica ajuda muito as mães a ajudar os filhos a se organizarem desde pequeninos,e também me ajudou muito,vou ensinar minha prima de 7 anos a se organizar de um modo divertido,vou passar para minha mãe bjos... [Monique]

    ResponderExcluir
  14. Professora Iva, eu achei muito legal e interessante, eu nunca teria pensado que a limpeza de casa seria tão legal e divertida,acho que todas as mães deveriam ler este blog, ele incentiva as crianças a serem organizadas e limpinhas.Acho que muitas crianças achariam legal ler este blog eu gostei. Parabéns!

    Assinatura:Laura Matsuda de Oliveira

    ResponderExcluir
  15. Eu achei muito legal esta postagem pois ensina as mães como ensinar o filho a ter organização, também muitas crianças não sabem como ter organização. Eu achei bem legal a idéia de dar recompensas pois minha mãe fazia isso quando eu era criança e funcionava muito bem. Também achei muito criativa essa idéia de envolver a criança na organização pois assim ela aprende desde pequena a organizar as coisas, outra idéia legal foi a de ensiná-los a doar roupas que não servem mais :* beijos
    Ass: Sabrina Kathleen Silva Souza Nº 24 7º ano A

    ResponderExcluir
  16. Professora Iva,nos gostamos da sua dica de como ensinar as criança serem organizadas ,isso vai ajudar o 7 ano A nas aulas de Português.

    Nomes:Amaury e Welison

    ResponderExcluir
  17. Professora Iva você e muito legal eu gostei de ler esse texto
    Assinado: Cristiano Serafim Castilho Junior

    ResponderExcluir
  18. Prof Iva valeu agora e´só passar pra minha mãe , por que eu n ajudava desse jeito a minha mãe e muito menos me divertia agora quando ela pedir pra ajudar ela vai ser muito mais legal parabéns e obrigada pela motivação
    Nome: Nicolly

    ResponderExcluir
  19. Prof Iva valeu agora e´só passar pra minha mãe , por que eu n ajudava desse jeito a minha mãe e muito menos me divertia agora quando ela pedir pra ajudar ela vai ser muito mais legal parabéns e obrigada pela motivação
    Nome: Nicolly

    ResponderExcluir
  20. Parabéns professora vou fazer isso com minha irmã
    Assinatura: Samuel Ricardo Patricio

    ResponderExcluir
  21. Iva voce e uma professora ecelente penso na nossa casa organizando as pessoas que leram deve ter achado muito enteressante BEIJOS EMILY

    ResponderExcluir
  22. gostei muito vo guarda isso para fazer com meus filhos
    ASS:Allison dias

    ResponderExcluir
  23. Vou guarda para minha vida toda vou guarda para ensina meus filhos e eles ensina os filhos deles
    ASS:DAVI

    ResponderExcluir